Before Sunrise

"- Olá, o meu nome é João, eu sei que nem nos conhecemos nem nada mas... és a mulher mais bonita que já vi na vida... queres casar comigo?
- Está bem!"

Provávelmente já viram esse anuncio que eu acho que está simplesmente genial, de facto era bom que tudo fosse assim tão simples, quantas e quantas vezes numa noite de discoteca não trocamos olhares e sorrisos com aquela que podia bem ser a mulher dos nossos sonhos e não tivemos coragem para ir falar com ela, quantas a quantas vezes não voltámos á mesma discoteca semana após semana na esperança de a voltar a ver sem sucesso, quantas a quantas noites não pensámos em como a nossa vida teria sido diferente se tivessemos tido a coragem que faltou naquele instante, se tudo fosse tão facil como no anuncio... mas ás vezes até é... nem que seja só no cinema!
"Before Sunrise" ou "Antes do Amanhacer" conta-nos a estória de um rapaz e uma rapariga que se conhecem num comboio a caminho de Viena, simpatizam de imediato um com o outro e pode-se mesmo falar e amor á primeira vista para aqueles que acreditam nisso, mas Viena, paragem de Jesse (Ethan Hawke) até ele convidar Celine (Julie Delpy) para sair com ele, e passar o resto da tarde e a noite com ele em Viena e apanhar de novo o comboio do dia seguinte, consegue persuadi-la falando-lhe exactamente do mesmo que vos disse em cima, fazendo-a imaginar a sua vida daqui a 20 anos num casamento infeliz e a olhar para trás e pensar em como a sua vida teria sido diferente se tivesse saido do comboio com aquele americano simpático em Viena á 20 anos atras, ou se ele se acabar por se revelar um idiota daki a 20 anos quando olhar para o seu casamento infeliz terá sempre algum conforto em saber que a alternatica era o idiota do comboio para Viena e se aperceber que está melhor assim.

Duma maneira ou d'outra acaba por a convencer (diga-se que tambem não foi preciso muito) e acabam por passar os dois um fim de tarde e a noite em Viena até ao comboio da manhã seguinte, e é como se testemunhasse-mos o encontrar de duas pessoas que nasceram para estár juntas numa sintonia que nós fáz sonhar com algo identico... quando a manhã chega e com ela o comboio de Celine, parte-nos o coração ve-la partir, numa derradeira tentativa de que a paixão de ambos não ficasse por ali, decidem voltar ao mesmo local dali a um ano e é assim que o filme acaba. Nada de tiroteios, nada de perseguições ou qualquer tipo de acção, apenas a sintonia entre duas peças de um puzzle que só ficam bem juntas.

Para terem uma ideia de algo identico bem mais recente, faz-me recordar o diálogo do taxista e a advogada no inicio do "Colateral", a unica diferença é que enquanto aquela dura 5 minutos, o Antes do Amanhecer prende-nos ao ecran durante todo o filme.

O filme foi feito em 1995, e o ano seguinte do reencontro acabou por nunca chegar visto que nunca foi feito uma sequela, até agora...
Free counter and web stats