É natal...

Sexta feira, 23 de Dezembro... na vespera da vespera de natal, e tal como o ano passado, tanto me dá como se me deu (expressão gira), e isto chateia-me, o natal é a minha epoca preferida do ano e incomoda-me não ser invadido pelo espirito da epoca mas não sei se sou eu que não estou no espirito, ou se não há espirito de todo.

Já tentei arranjar uma explicação logica para o facto de andar pouco "enatalado", já pedi opiniões e estas eram as mais variadas para aqueles que como vim a descobrir estão tão pouco "enatalados" como eu. Já achamos que era da "crise", de haver pouco dinheiro e tal ñ permite longas tardes de passeios pelo centro comercial, milhões de sacos nas mãos e um sorriso nos lábios, em vez disso, temos caixinas na mão ou um saquinho em cima do banco do carro, todo um cenário pouco insipirador.

Já achamos que era por calhar num Sabado, devia ser instituida uma lei que estipulasse que o 24 de Dezembro tinha sempre de calhar a uma quarta, seguida do 25 feriado, e tolerância de ponte a 26! Isso é que é Natal! Agora despedir-me d'alguem com, bom natal na sexta feira, e voltar a ter com ele na segunda, estamos a associar o "um bom natal" a um genero de "Bom fim-de-semana" como se fosse naturalissimo, e não é!

Eu acho que o natal este ano, foi uma victima das circunstâncias, a crise, o calhar a um sábado, e sol .. ?! Sol no natal?! Porra será que nada corre bem?! Cadê a chuva a cântaros , está bem que está um frio a dar ares a Polo Norte, mas sem neve, o que torna o frio só chato e despromovido de significado! Só interessa fazer frio se for pa nevar, e se ñ vai nevar, então venham de lá os 20º outra vez s.f.f. , e pior, já tiraram uns minutos para dar uma vista d'olhos á programaçao e ver a que horas vai dár o Sozinho em casa?! Eu já, Sábado 24, ás 18h na TVI, Sozinho em Casa 4

... esperem... 4? Mas será que ninguem percebe a essência do Natal, ou os enhores da TVI não sabem que o Macaulay Culkkin não entra no 4? Acham que é meter um "Sozinho em casa" qualquer pó povinho ver?! Séra que ningem sabe que o Macaulay Culkin está lado a lado com as renas em termos de importancia da época? Para que quero eu um sozinho em casa sem ele!? É como um ter natal sem pinheiro! Natal é tradição, deixem a "Evolução" para Abril e metal lá o miudo a gritar enquanto põe aftershave e devolvam o sentido á quadra.

Não obstante de todos estes senãos, hoje tive a 1ª amostra de natal do ano, e por incrivel que parece até esta amostra do espirito veio por engano, quando atendo o telefone de casa e ouço do outro lado da linha, que parecia originária duma galaxia distante tal a qualidade do som, uma "gente rude do campo" que diz... "Tôuuuu?" e eu que respondo e pergunto de seguida, "Estou sim, quem fala?" e como que numa especia de eco ouço a mesma voz rouca e espantanda "Mas quem fala?" e eu preservando a minha identidade secreta pergunto "com quem é que o senhor deseja falar" e foi aqui que finalmente chegamos a algum lado, "Co o meu compadre António", e eu digo que é engano e a "gente (não assim tão) rude do campo" me diz, "Ohh, faça.me o favor de desculpar simm?! Uma boa noite... e um bom natal!"

E foi aqui neste ".... e um bom natal" que o meu coração se encheu de espirito natalício e retribui os votos com simpatia, apeteceu.me voltar a peegar no telefone e discar numeros ao calhas e desejar o mesmo a toda a gente. Em qualquer outra altura do ano, depois do "É engano" o equivocado pedia desculpa e desligava o telefone, mas não, não é uma qualquer outra altura do ano, é natal, a Inês chega de Itália amanhã, vou buscar a minha maninha ao aeroporto, 5 meses depois de a ter visto lá pela ultima vez, a minha querida veio-me deixar a minha prenda antes de ir passar o natal com a familia a "terrinha" (e se me esquecer de to dizer depois de a abrir, quero que saibas que adorei), e um estranho que calhou a falar comigo ao telefone desejou-me um bom natal, porque é isso que se faz nesta altura, e pouco iporta se está frio (ou muito frio), se chove ou faz sol, se calha a uma quarta ou a um sábado, está tudo bem no mundo porque ... é natal.
Free counter and web stats